PUBLIMAIS Assessoria Contábil Municipal


Sebrae conecta pequenos negócios e grandes players no maior evento digital da América Latina

  • 06/11/2025



    Sebrae conecta pequenos negócios e grandes players no maior evento digital da América Latina

     

    Com um aumento de 76% no faturamento dos pequenos negócios no e-commerce nos últimos três anos, a presença no ambiente digital deixou de ser diferencial e se tornou questão de sobrevivência para milhões de empresas brasileiras. É com essa visão que o Sebrae participa do RD Summit 2025, o maior evento de marketing e vendas da América Latina, que acontece até sexta-feira (7) em São Paulo.

    Ao lado de gigantes como Google, Shopee, MadeiraMadeira, Canva, Hublocal e TikTok Shop, o Sebrae apresenta histórias de empreendedores que mostram, na prática, como a inovação e o apoio certo transformam negócios e trajetórias. Nesta edição, a instituição leva ao evento dez pequenos negócios como expositores em seu estande e uma delegação de mais de 350 empreendedores e gestores de todo o país, com o objetivo de gerar conexões estratégicas e oportunidades reais de crescimento.

    Além de vitrine para os empreendedores, o Sebrae apresentou durante o evento a nova versão do Mapa Sebrae de Marketplaces, ferramenta gratuita que reúne informações sobre plataformas de 21 segmentos, orientando empresários sobre onde e como vender online. Nesta segunda edição, disponível para download, o número de marketplace chega a 223 plataformas, superando as 157 descritas na primeira versão.

    “O Sebrae é hoje uma das marcas mais valiosas do país porque entrega resultado real. Transformamos oportunidades de mercado em vendas e competitividade para os pequenos negócios. Estar no RD Summit é reforçar que colaboração e inovação são o futuro do empreendedorismo no Brasil”, destaca Ivan Tonet, gerente adjunto da Acesso a Mercado do Sebrae Nacional.

    Outro grande lançamento do Sebrae no Summit envolve a nova parceria com o TikTok Shop, que vai oferecer dois treinamentos gratuitos e virtuais para capacitar pequenos empreendedores antes da Black Friday, ampliando o alcance e o faturamento no social commerce. O primeiro encontro ocorre no dia 12 de novembro, voltado a quem quer começar a vender na plataforma; o segundo, no dia 19, abordará estratégias de vendas em categorias como moda, beleza e eletrônicos.

    Com estratégia e criatividade, o empreendedor pode aproveitar ao máximo o potencial do TikTok Shop e aumentar seus resultados. Queremos ajudar o pequeno negócio a estar pronto para aproveitar a Black Friday e as oportunidades do mercado digital.

    William Almeida, gestor de mercado digital do Sebrae Nacional

    Entre os empreendedores expositores estão histórias que simbolizam a força da inovação brasileira. A presença do Sebrae no RD Summit reforça o papel da instituição como ponte entre os pequenos negócios e o ecossistema digital. Mais de 10 mil pessoas já participaram de seus lançamentos durante o evento.

    Espaço de articulação

    Diogo Barros, CEO da Cria, utiliza inteligência artificial para agilizar a produção de catálogos, fotos e vídeos de e-commerce e marcas de moda. “Eventos como o RD Summit posicionam a gente lado a lado com grandes players. O Sebrae tem um papel fundamental nisso — ele não apenas apoia, mas acompanha de perto o nosso crescimento”, diz.

    Já Paula Esteves, CEO da Separadim, criou um aplicativo que ajuda microempreendedores a separar as finanças pessoais da gestão do negócio. “O Sebrae acreditou na gente e nos ajudou a transformar o Separadim em uma ferramenta reconhecida. Só o selo do Sebrae já trouxe credibilidade e crescimento. É uma relação de parceria verdadeira, que multiplica resultados”, conta.

    Também presente no estande do Sebrae, Helder Soares, da Digital Frete, conecta micro e pequenas empresas a transportadoras tradicionais, digitalizando o frete e reduzindo custos.

    "O Sebrae está com a gente desde o início. Ele abre portas, oferece mentorias e nos conecta com outros negócios. Fazer parte desse ecossistema é estar inserido em um ambiente de aprendizado contínuo e oportunidades."
    Helder Soares, empreendedor

    Com parcerias estratégicas com Google, Mercado Livre, Shopee, Amazon, Canva, TikTok e Correios, a instituição vem fortalecendo a presença dos pequenos negócios no digital, ampliando acesso a tecnologia, capacitação e novos canais de venda.

    “Nosso papel é simples e poderoso: criar oportunidades para que os pequenos negócios cresçam, se tornem mais competitivos e alcancem novos mercados”, conclui Ivan Tonet.

    Fonte: Agência Sebrae


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo