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12 franquias baratas para abrir em shopping center, com investimento a partir de R$ 15 mil

  • 07/10/2025



    12 franquias baratas para abrir em shopping center, com investimento a partir de R$ 15 mil

     

    Para quem pensa em empreender em um shopping center, abrir uma microfranquia pode ser um caminho para começar. Com opções de lazer, segurança e alto fluxo de público, os centros comerciais atraem redes de diferentes segmentos, com modelos que vão de carrinhos de venda a lojas convencionais.

    Nesta matéria, você poderá conferir informações de 12 marcas que oferecem formatos de franquias para shopping centers, com investimentos de até R$ 135 mil:

    1. 3, 2, 1 GO!
    2. Mr. Black Café Gourmet
    3. Mr. Fit Café
    4. Le Petit Macarons
    5. Sandaliaria
    6. Maria Açaí
    7. Unhas Cariocas
    8. Vaapty
    9. Loucos por coxinhas
    10. Emagrecentro
    11. Porto do Sabor
    12. Encontre Sua Viagem

    As microfranquias, ou franquias baratas, são as redes que demandam um investimento inicial total de até R$ 135 mil, conforme parametrizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Mesmo com o aporte reduzido, a franqueadora ainda é obrigada a seguir todas as regras da lei de franquias (13.966/19), incluindo a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF), transferência de know-how e suporte contínuo. Da mesma forma, as obrigações e responsabilidades do franqueado são as mesmas exigidas em uma franquia convencional.

    “Não existe atalho por ser uma microfranquia. É preciso preparo, dedicação e uma postura profissional desde o início. O modelo é acessível, mas o sucesso depende diretamente da capacidade do franqueado de se engajar, seguir o sistema e executar com consistência”, diz Felipe Buranello, diretor de microfranquias e novos formatos da ABF.
    Buranello ressalta que é essencial que o candidato a franqueado também tenha afinidade com o produto ou serviço oferecido pela rede. “Essa conexão facilita a comunicação com clientes e fortalece a motivação no dia a dia”, aponta. Além disso, o especialista recomenda conversar com franqueados que já estão na operação para conhecer de perto a rotina, desafios e oportunidades do negócio.

    Para os candidatos a franqueados que buscam um negócio dentro de shopping center ainda é necessário colocar na balança se os espaços realmente compensam maiores custos operacionais, na comparação com lojas de rua, por exemplo. “É preciso considerar os custos versus o potencial de receita. O aluguel costuma ser mais alto, então é fundamental projetar o retorno esperado e calcular se a operação será lucrativa mesmo com os custos maiores”, afirma Buranello.

    Segundo o diretor de microfranquias da ABF, também é importante que o empreendedor considere o público do centro comercial, que deve estar em acordo com o perfil de clientes do negócio. Assim, o perfil deste público deve ser tão avaliado quanto o fluxo de pessoas.

    Outros pontos de atenção são a visibilidade e o branding. De acordo com Buranello, algumas marcas usam o shopping como vitrine estratégica para fortalecer a imagem, o que pode justificar o investimento mesmo que a margem inicial seja menor. Além disso, ele afirma que as franquias oferecem orientação sobre negociações, avaliação de ponto e performance em shoppings com o objetivo de apoiar o franqueado na tomada de decisões mais seguras.

    “Em resumo, o empreendedor deve analisar o equilíbrio entre investimento, potencial de receita e posicionamento de marca, tomando decisões baseadas em dados concretos e não apenas no apelo do fluxo de pessoas”, conclui.

    Confira 12 franquias baratas que oferecem opções para shopping center. Todas as informações foram cedidas pelas próprias redes. As marcas estão listadas do menor para o maior valor:

    1. 3, 2, 1 GO!
    Rede de franquias especializada em oferecer experiências de viagens para os parques de Orlando e outros destinos nacionais e internacionais. Entre os modelos de negócio, está o Store in Store/Quiosque, que pode ser utilizado em espaços com alto fluxo de clientes.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2019 / 2020
    Quantidade atual de unidades abertas: 80
    Investimento inicial total: a partir de R$ 15 mil (Modelo Store in Store/Quiosque)
    Prazo de retorno estimado: 3 a 12 meses

    2. Mr. Black Café Gourmet
    Fundada em 2006 em Belo Horizonte (MG), a Mr. Black Café Gourmet é uma franquia de cafeteria gourmet. São três modelos de negócios: quiosque para shopping, loja de rua ou espaço corporativo, loja para shopping e aeroportos.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2006 / 2012
    Quantidade atual de unidades abertas: 48 unidades
    Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil (modelo quiosque para shopping)
    Prazo de retorno estimado: 24 a 36 meses

    3. Mr. Fit Café
    Rede de fast-food saudável, a Mr. Fit oferece como opção de modelo de negócios o Mr. Fit Café. Nesse formato, a franqueadora fornece 90% dos produtos já prontos. O Mr. Fit Café pode ser implantado em formato de quiosque, com menor investimento inicial.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
    Quantidade atual de unidades abertas: 880
    Investimento inicial total: R$ 65 mil
    Prazo de retorno estimado: 10 a 36 meses

    4. Le Petit Macarons
    Fundada em 2014, em Bento Gonçalves (RS), a Le Petit Macarons é uma boutique brasileira especializada no doce francês macaron, Para os shoppings, é possível trabalhar com a opção de microfranquia carretino, que pode ser instalada entre corredores.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2018 / 2018
    Quantidade atual de unidades abertas: 28
    Investimento inicial total: R$ 100 mil
    Prazo de retorno estimado: a partir de 12 meses

    5. Sandaliaria
    Criada em 2005 em Piracicaba (SP), a Sandaliaria surgiu como uma operação exclusiva de venda de chinelos em shoppings. Atualmente a rede conta com mais de 18 marcas homologadas em seu portfólio.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2005 / 2014
    Quantas unidades tem hoje: 57
    Investimento inicial total: a partir de R$ 106 mil
    Prazo de retorno estimado: 18 a 36 meses

    6. Maria Açaí
    Franquia brasileira especializada em açaí. A marca oferece diferentes modelos de negócio, incluindo microfranquias para shopping center.

    Ano de fundação/ Início no franchising: 2016 / 2016
    Quantidade atual de unidades abertas: 50
    Investimento inicial total: R$ 110 mil
    Prazo de retorno estimado: a partir de 18 meses

    7. Unhas Cariocas
    Franquia de esmalterias, a Unhas Cariocas trabalha com um modelo em que as unhas são feitas, em média, em 30 minutos

    Ano de fundação / Início do franchising: 2017 / 2022
    Quantidade atual de unidades abertas: 98
    Investimento inicial total: a partir de R$ 115 mil
    Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses

    8. Vaapty
    Franquia de intermediação de venda de veículos, a empresa visa oferecer negociações de carros sem burocracia e em 40 minutos. Um dos modelos de negócio é recomendado para estacionamentos de shopping centers.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2020 / 2021
    Quantidade atual de unidades abertas: 156
    Investimento inicial total: a partir de R$ 129.990
    Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses

    9. Loucos por coxinhas
    Rede de franquias especializada em mini coxinhas, churros e kibe. A marca adota quatro modelos de negócio, incluindo opção para shopping center. A marca está presente em 13 estados e 59 cidades.

    Ano de fundação / Início no franchising: 2014 / 2014
    Quantidade atual de unidades abertas: 100
    Investimento inicial total: a partir de R$ 133 mil
    Prazo de retorno estimado: 12 a 24 meses

    10. Emagrecentro
    Especializada nas áreas de emagrecimento e estética corporal, a rede conta com método patenteado e certificado, desenvolvido pelo Dr. Edson Ramuth.

    Ano de fundação / Início do franchising: 1986 / 1994
    Quantidade atual de unidades abertas: 415
    Investimento inicial total: R$ 134,4 mil
    Prazo de retorno estimado: 6 a 12 meses

    11. Encontre Sua Viagem
    A Encontre Sua Viagem, é uma agência de turismo que nasceu em Belo Horizonte (MG) e, atualmente, tem atuação por todo Brasil. A rede conta com dois modelos de negócio, a Loja Física e o Home Office. Os espaços físicos são recomendados para shoppings com alto fluxos de pessoas.

    Ano de fundação / Início do franchising: 2011 / 2011
    Quantidade atual de unidades abertas: 502
    Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
    Prazo de retorno estimado: 3 a 24 meses

    12. Porto do Sabor
    A Porto do Sabor é especializada na venda de sucos, açaí e sanduíches naturais. A microfranquia da rede pode ser implementada em shopping center.

    Ano de fundação / Início no franchising: 1997 / 2013
    Quantidade atual de unidades abertas: 37
    Investimento inicial total: a partir de R$ 135 mil
    Prazo estimado de retorno: 28 a 36 meses

    Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios


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