PUBLIMAIS Assessoria Contábil Municipal


Chronoworking: entenda o que é essa nova tendência do mercado de trabalho

  • 25/03/2024



    Chronoworking: entenda o que é essa nova tendência do mercado de trabalho

     

    Uma nova tendência está ganhando espaço no mercado de trabalho: o chronoworking. Esse modelo, em ascensão internacional, começa a despertar interesse e pode conquistar ainda mais espaço no cenário profissional brasileiro.

    O chronoworking é a adaptação do trabalho aos ritmos biológicos individuais de cada pessoa, permitindo que estas trabalhem nos horários em que se sentem mais produtivas.

    As principais características desse modelo são:

    Ênfase no tempo: há um foco especial no gerenciamento do tempo, com métodos direcionados para otimizar a produtividade;
    Ciclos de trabalho estruturados: envolve a adoção de ciclos de trabalho, como a conhecida técnica Pomodoro, que consiste em períodos concentrados de trabalho intercalados com pausas;
    Flexibilidade e adaptação: proporciona flexibilidade para ajustar os horários de trabalho de acordo com as necessidades individuais e a natureza de cada tarefa.
    Nessas modalidades, o trabalho é baseado em demanda, dentro de prazos estabelecidos e nos horários mais convenientes para cada colaborador.

    Pontos positivos e negativos
    No entanto, é importante considerar que essa nova tendência tem pontos positivos e negativos.

    Entre os pontos positivos do chronoworking estão:

    Aumento da produtividade: um melhor gerenciamento do tempo resulta em maior produtividade, permitindo que as pessoas realizem mais em períodos mais curtos;

    Melhoria na qualidade de vida: Estratégias de trabalho mais eficientes contribuem para uma melhor qualidade de vida, possibilitando um equilíbrio mais saudável entre trabalho e vida pessoal.

    Já entre os pontos negativos destacam-se:

    Possível estresse adicional: a constante ênfase no tempo e na produtividade pode gerar estresse adicional para aqueles que não estão habituados com o chronoworking;

    Necessidade de adaptação: nem todos se ajustam da mesma forma a estratégias específicas de gerenciamento de tempo, o que pode tornar difícil a adaptação a determinados modelos.

    O chronoworking, com sua abordagem centrada na otimização do tempo e na adaptação às individualidades dos colaboradores, emerge como uma resposta às demandas mutáveis do mercado de trabalho contemporâneo, prometendo transformar a maneira como os profissionais encaram e executam suas atividades.

    Fonte: Contábeis


Fique por dentro das notícias on-line

Veja todas as notícias on-line
Subir ao topo